Como identificar e lidar com a síndrome do ninho vazio
- Adriana Ridão
- 7 de jan. de 2021
- 2 min de leitura

Você já ouviu falar sobre a síndrome do ninho vazio ?
A síndrome é uma condição em que os pais vivenciam quando os filhos saem de casa para viver sua independência.
Todos que possuem filhos talvez vivenciarão este momento. Digo talvez porque muito dependerá da capacidade de independência deste filho para que assim possa sair de casa.
Mas o fato é que trataremos neste momento de pais que tiveram seus filhos e em um determinado momento da vida os mesmos saíram de seus lares para constituírem os seus.
É um momento delicado uma vez que a perda do papel de cuidar deste filho, associado aos atravessamentos vividos pelo processo de envelhecimento dos pais tais como: menopausa, andropausa, a imagem envelhecida que pode ou não agradar, perder a companhia dos filhos, percebê-los seguindo suas vidas sem precisar de ajuda pode conduzir a um longo processo depressivo.
Desta forma como podemos perceber a síndrome atinge homens e mulheres contudo as mulheres são mais acometidas.
É muito contraditório, pois embora ansiamos pelos filhos adquirirem autonomia para a vida, sabemos que este momento acontecerá mas nunca estamos preparados para vivenciar este momento.
Os sintomas comuns são: insônia, alteração alimentar, humor depressivo, diminuição da libido, raiva e etc.
Mas então o que fazer para lidar com isso??
Que tal pensar que se o passarinho voou é porque você concluiu a sua missão ?
Aproveite a oportunidade para voltar seus olhos para você, para sua relação conjugal, talvez seja o momento de curtirem juntinhos, viajar, estudar o que você tanto queria, fazer aquele curso que sempre disse querer fazer um dia, correr atrás daquele sonho que você deixou dentro de uma gaveta por anos, fazer uma grande aventura, se encontrar com os amigos..
Enfim pode ser o início de uma nova etapa da sua vida.
Pense, reflita