Por que não consigo manter o meu programa de emagrecimento?
- Adriana Ridão
- 9 de set. de 2023
- 2 min de leitura

Em meus 12 anos de profissão como Psicóloga Clínica trabalhando diretamente com Emagrecimento, seja através de Psicoterapia para aprender a se relacionar diferente com os alimentos, seja no autoconhecimento ou até mesmo nas avaliações para a realização da Cirurgia Bariátrica, percebo que a maioria das pessoas que emagrece sob dieta começa a recuperar os quilos perdidos dentro de um ano.
Poucos são os tratamentos médicos desenvolvidos para amenizar estes problemas, e aqueles que existem apresentam desvantagens consideráveis. Medicamentos podem ser eficazes a curto prazo, mas provocam efeitos colaterais indesejáveis. Além disso, o resultado é que na maior parte das vezes as pessoas tendem a engordar novamente ao interromperem essa forma de tratamento.
A cirurgia Bariátrica para obesidade mórbida, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, apresenta riscos e ainda requer que os pacientes ingiram porções extremamente reduzidas de alimentos.
Com o objetivo de solucionar esse problema, a Terapia Cognitiva pode ser muito eficaz quando falamos em aprender a pensar de uma forma diferente e consequentemente modificar nosso comportamento alimentar - não apenas em curto prazo, mas para o resto de sua vida. Afinal é preciso que haja uma mudança cognitiva e comportamental como o objetivo de sustentar novos hábitos alimentares.
A Terapia Cognitiva baseia-se no conceito de que a maneira como as pessoas pensam afeta o que elas sentem e fazem. Você deve estar se perguntando neste momento, "Tá Adriana e na prática como isso fica ?"
Digamos que você pense: Estou com fome. Se em seguida você tiver um pensamento sabotador como: Isso é horrível. Não posso tolerar. Tenho que comer!
É bem provável que você vai ficar apavorado e irá sair atrás de comida. Por outro lado, se você contrariar esses pensamentos com respostas adaptativas como: Tudo bem. Vou comer dentro de poucas horas. Posso esperar - Você se sentirá no controle da situação e consequentemente acabará se envolvendo em outras atividades.
A terapia cognitiva ajuda a identificar os pensamentos sabotadores e a responder de maneira que funcione, levando a sentir-se melhor e a se comportar de maneira mais produtiva.
Se você tiver interesse em aprender a se relacionar com seus pensamentos e a usar eles a seu favor para alcançar seus objetivos alimentares recomendo a Psicoterapia Cognitiva como uma aliada na obtenção do sucesso desejado.
Comments